SEGUNDO BOM PADRÃO ALIMENTAR
- Samantha Ribeiro
- 22 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

O segundo Bom Padrão Alimentar afirma que os alimentos que consumimos deve produzir uma resposta hormonal saudável no organismo. Como esse é um assunto que iremos entrar em um papo cientifico, vamos dividir em varias etapas. Os hormônios são mensageiros químicos normalmente transportados pela corrente sanguínea. São secretados por células que ficam em uma parte do corpo e ligam-se a receptores localizados em outra parte do organismo. Basicamente todos os processos biológicos têm mecanismos reguladores destinados a manter os sistemas em operação dentro de parâmetros seguros e garantir a homeostase (equilíbrio) no organismo. Pense no termostato de um ar-condicionado. Assim que o aparelho detecta uma temperatura acima da especificada, o condensador arma. Assim como o termostato permite manter a temperatura do cômodo dentro de uma faixa "saudável", os hormônios atuam de formas delicadas e interligadas com o objetivo de manter a homeostase no corpo, Os hormônios também respondem a qualquer fator externo que provoque desequilíbrio. Voltando à analogia com o termostato, se você abrir a porta do cômodo em pleno verão, a temperatura irá se desestabilizar. O ato de abrir a porta envia uma mensagem "Está ficando muito quente aqui!" ao termostato, que reage ao estimulo com uma correção interna (armando o condensador do ar-condicionado). Quando a temperatura volta a alcançar a faixa normal, o condensador desarma. Quando comemos e digerimos os alimentos, diversos componentes bioquímicos da comida servem de gatilho para múltiplas respostas hormonais no corpo. Essas respostas hormonais controlam o uso, o armazenamento e a disponibilidade de nutrientes, isto é, para onde vão e o que acontece quando chegam ao destino. Diferentes nutrientes provocam respostas hormonais distintas, mas todas elas destinam-se a corrigir a alteração no equilíbrio causada pelo influxo de partículas dos alimentos digeridos.
Obvio que existem vários hormônios em ação, mas vamos manter simples e falar sobre a insulina, leptina, glucagon e cortisol. Eles influenciam todos os sistemas do corpo, interagem com as funções uns dos outros, como se fosse da mesma equipe. Não podem estarem presentes em quantidades excessivas ou insuficientes.
Vamos dividir e no próximo iremos falar da insulina e leptina!
Fonte:
Hartwig, Dallas. Tudo começa com a comida: Descubra os fundamentos do programa Whole30® e se surpreenda com as mudanças na sua vida . Sextante. Edição do Kindle.
Comments