Quando fazer uma mini refeição
- Samantha Ribeiro
- 13 de set. de 2019
- 3 min de leitura

Quando o assunto é lanche da manhã ou lanche da tarde (mini refeições no programa Whole30) podemos dizer que é complicado mudar de uma hora para outra. Como assim deixar meu café da tarde com um café com leite, um pãozinho ou bolo ou até um pão de queijo. E porque não comer apenas uma frutinha entre o café da manhã e o almoço? Fruta é melhor que outro alimento altamente processado não é?
Então vamos começar pela foto:
Na primeira temos uma mini-refeição Whole30:
1 ovo
1 folha de couve
1/4 de abacate
Carbo: 8,91 g
Gordura: 19,94 g
Proteína: 8,38 g
Na segunda foto, temos um lanche da tarde que eu antigamente fazia:
1 xícara de café com leite integral
1 pão francês com manteiga
Carbo: 26,80
Gordura: 13,17
Proteína: 4,85
Olha a diferença nutricional de cada uma.
Na primeira temos alimentos de verdade, nada processado, nada de carbo refinado, nada de açúcar adicionado. No segundo temos a predominância de carbo refinado, glúten, lactose fora o açúcar adicionado no pão. Porque como diria o @drlairribeiro, o seu pão salgado é doce!
Então uma mini-refeição Whole30 ela é o conjunto de alguns grupos alimentares justamente para te manter saciado por mais tempo.
Gosto muito da combinação da gordura boa com a proteína, ela traz mais saciedade e é exatamente por isso que fruta isolada não deve ser uma mini refeição, não vai te manter saciado por muito tempo. E o principal motivo de uma mini refeição é justamente esse, uma ponte entre uma refeição e outra. Mas você também pode comer um carbo com gordura boa, uma proteína com carbo, fruta com gordura (apesar de não gostar muito dessa combinação no reset)
Mas quando exatamente devo fazer essa mini-refeição?
O sugerido no programa são 3 refeições fora pré e pós treino. Acho isso ótimo do pré e pós porque se você não treina, é uma ótima oportunidade para começar! Vamos a um exemplo abaixo lembrando que não rotulamos nossas refeições como café da manhã, almoço e janta. Chamamos de refeição 1, 2 e 3.
Então vamos a um exemplo:
Refeição 1:
7:30
Proteína: 2 ovos
Hortaliças: Couve refogado
Gordura boa: 1/4 de abacate
Fruta (opcional): 1/2 banana da terra
Tecnicamente você deveria fazer a refeição 2 entre 11:30 as 12:30
Se por ventura você sentir fome antes, quer dizer que a quantidade que comeu na primeira refeição, não está sendo o suficiente. Então você já vai pensar o que pode aumentar na refeição 1 no dia seguinte. Podemos colocar 1/2 abacate ou manter a quantidade de abacate e utilizar outra fonte de gordura boa. Uma opção seria colocar um pouco de óleo de coco ou manteiga ghee no seu café preto ou em cima dos ovos. E observa, se isso já foi o suficiente ótimo, caso contrario tente aumentar a proteína, coloque mais um ovo. O importante é você encontrar a quantidade ideal para você!
Refeição 2
12:00
Proteína: Frango grelhado
Hortaliças: mix de folhas, cenoura, beterraba, batata doce
Gordura boa: Azeite de oliva Extravirgem
Fruta (opcional): Laranja
Vamos supor que você não treina, que da sua segunda refeição você vai direto para a sua terceira. Provavelmente então você vai precisar de uma mini refeição.
Mini-refeição:
16:30 as 17:00
Que pode ser a mesma coisa da foto.
Agora você está pronto para sua refeição 3.
Refeição 3:
19:00 as 20:00
Proteína: Carne
moída
Hortaliças: mix de legumes
Gordura boa: Manteiga clarificada em cima do legumes
Fruta (opcional): X
Não existe segredo, não existe quantidade certa para todos, existe o sugerido e a partir dele você irá encontrar a quantidade correta pra você. O Whole30 é um programa único.
Duvidas podem me chamar e não esqueça que temos grupos de apoio que começam praticamente toda semana!
Comments