top of page

PROGRAMA WHOLE30®: REINTRODUÇÃO

  • Foto do escritor: Samantha Ribeiro
    Samantha Ribeiro
  • 11 de fev. de 2019
  • 5 min de leitura

Pensar no “fim” deste reset de 30 dias é o mesmo que saber que seu avião está preste a pousar, seu cérebro acredita que uma recompensa é iminente. Para combater isso, simplesmente pensa no seu reset como indo para uma próxima fase, sem começo e fim definidos. Sim, a parte da eliminação foi de 30 dias e hoje é o dia 31, mas não acabou. Você está simplesmente entrando na fase da reintrodução. Depois disso, você entrará na fase de liberdade alimentar. E depois disso, a fase “ ops, estou novamente bebendo vinho todos os dias após o trabalho,” que leva você de volta á fase de reset (os 30 dias novamente). Viu só? É um ciclo. NÃO ESTAMOS FAZENDO DIETA! Tire DIETA do seu vocabulário, você está conscientemente restaurando sua saúde, hábitos e relacionamento com a comida, criando uma alimentação perfeita, equilibrada e sustentável, e assumir o controle da comida que você está comendo, até mesmo os alimentos “menos saudáveis”.

Ao concluir o programa, siga o modelo de protocolo de reintrodução que apresentamos abaixo. Durante este período, mantenha o restante da dieta dentro das regras do programa. Você irá reintroduzir algo dentro do grupo alimentar no café da manhã, almoço e janta.


Dia 1: Reintroduza e avalie as leguminosas. Opções de leguminosas: Pasta de amendoim, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e a soja.  Acrescente uma dessa opções no café da manhã, almoço e janta. Em seguida, volte ao programa Whole30 durante os próximos dois dias e observe como seu corpo reage. Avalie e decida como, com que frequência e em que quantidade vai querer reincorporar as leguminosas à alimentação habitual – se é que vai querer fazê-lo. (afetou sua energia, sono, humor, desejos, compulsão por certos tipos de alimentos nos dias após, digestão, pele, dor de cabeça/enxaqueca , problemas respiratórios, dor, inflamação, performance atletica/recuperação ou condição médica?)

*Dias 2 e 3 se mantenha dentro das regras do programa.


Dia 4: Reintroduza e avalie os cereais que não contenham glúten. Opções: Arroz branco, pão sem gluten, milho, aveia sem gluten, quinoa. (se for fazer pipoca, faça com manteiga ghee ou clarificada.) Acrescente uma dessa opções no café da manhã, almoço e janta. Em seguida, volte ao programa Whole30 durante os próximos dois dias e observe como seu corpo reage. Avalie e decida como, com que frequência e em que quantidade vai querer reincorporar as leguminosas à alimentação habitual – se é que vai querer fazê-lo. (afetou sua energia, sono, humor, desejos, compulsão por certos tipos de alimentos nos dias após, digestão, pele, dor de cabeça/enxaqueca , problemas respiratórios, dor, inflamação, performance atletica/recuperação ou condição médica?)

*Dias 5 e 6 se mantenha dentro das regras do programa.


Dia 7: Reintroduza e avalie os laticínios. Opções: Leite integral, queijos, creme de leite, iogurte, kefir, cream cheese, whey protein. Acrescente uma dessa opções no café da manhã, almoço e janta. Em seguida, volte ao programa Whole30 durante os próximos dois dias e observe como seu corpo reage. Avalie e decida como, com que frequência e em que quantidade vai querer reincorporar as leguminosas à alimentação habitual – se é que vai querer fazê-lo. (afetou sua energia, sono, humor, desejos, compulsão por certos tipos de alimentos nos dias após, digestão, pele, dor de cabeça/enxaqueca , problemas respiratórios, dor, inflamação, performance atletica/recuperação ou condição médica?)

*Dias 8 e 9 mantenha dentro das regras do programa.


Dia 10: Reintroduza e avalie os cereais que contêm glúten. Opções: Pão integral, macarrão (cuidado com o que irá colocar junto), biscoito cream cracker, cerveja. Acrescente uma dessa opções no café da manhã, almoço e janta. Em seguida, volte ao programa Whole30 durante os próximos dois dias e observe como seu corpo reage. Avalie e decida como, com que frequência e em que quantidade vai querer reincorporar as leguminosas à alimentação habitual – se é que vai querer fazê-lo. (afetou sua energia, sono, humor, desejos, compulsão por certos tipos de alimentos nos dias após, digestão, pele, dor de cabeça/enxaqueca , problemas respiratórios, dor, inflamação, performance atletica/recuperação ou condição médica?)


OPCIONAL Caso queira introduzir o açúcar, faça o seguinte no dia 13: Coloque um pouco de adoçante ou açúcar no seu café de manhã, utilize o mel em alguma fruta ou chá no almoço e jantar.  Então, quando você reintroduzir outros grupos de alimentos que também contêm açúcar (como iogurte ou bolinho com sabor), você poderá comparar os efeitos de comer apenas açúcar e grupos de alimentos que contem açúcar. 


Você concluiu seu experimento científico; agora, está na hora de usar os conhecimentos adquiridos para criar hábitos alimentares novos e saudáveis que poderão ser levados para o resto da vida. Agora trace você mesmo seus limites e tire suas conclusões – e use a experiência do programa Whole30 para contextualizar essas decisões.


Cabe aqui uma advertência. O fato de aquela fatia de torrada ou aquele copo de leite não terem lhe feito mal não significa que não estejam causando danos fisiológicos (e psicológicos) a seu corpo. Desejos alimentares súbitos, desequilíbrio hormonal, permeabilidade intestinal e inflamação frequentemente são, como já dissemos, silenciosos e agem nos bastidores. Pessoas que não percebem efeitos óbvios após uma ou duas exposições a determinado alimento podem começar a notar os resultados depois de alguns dias ou semanas. Além disso, você pode se sentir tentado a minimizar os efeitos de um alimento específico apenas porque gosta muito de comê-lo. O importante é que você precisa avaliar com cuidado e franqueza suas experiências ao tomar decisões quanto aos alimentos que vai reintroduzir quando concluir o programa Whole30.


Vamos a outra realidade, que pode ser o que você esteja pensando: No extremo oposto do espectro, você pode estar se sentindo culpado ou ansioso com a ideia de reintroduzir os alimentos que está perdendo. Você vai reintroduzir pão, vinho ou chocolate de volta, porque você sentiu tanta falta e quer saber como esses alimentos irá impactar você, mas então você não se permitir aproveitar dessa experiencia, porque você se sente culpado por fazer isso após esses 30 dias tão certinhos. ISTO NÃO É LIBERDADE ALIMENTAR. Lembre-se, você não eliminou esses grupos alimentares porque eles eram ruins ou nada saudáveis, você os eliminou para ver como eles funcionavam para você. O objetivo não é desistir deles para sempre, é avaliar o impacto que eles tem em seu corpo e cérebro e, então, decidir qual papel você quer que eles tenham em seu novo estilo de vida saudável. 


Qualquer duvida estamos a disposição.



Fontes:

* Hartwig, Dallas. Tudo começa com a comida: Descubra os fundamentos do programa Whole30® e se surpreenda com as mudanças na sua vida . Sextante. Edição do Kindle.

* Hartwig, Melissa. Food Freedom Forever: Letting go of bad habits, guilt and anxiety around food by the Co-Creator of the Whole30. Little, Brown Book Group. Edição do Kindle.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Whole30 e seu sistema imunológico

Em uma época tão delicada, onde um vírus circula silenciosamente, precisamos redobrar os cuidados com muitas coisas em nossa rotina e...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

©2019 by BR Whole 30. Proudly created with Wix.com

bottom of page