Porque o amendoim fica fora?
- Samantha Ribeiro
- 13 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Quando digo para as clientes da clinica, que durante 30 dias o amendoim ficará fora, todas ficam assustadas! Como assim amendoim fora? O que ele faz de tão mau assim? E na realidade nem eu sabia até eu entrar no programa e confesso que me apaixonei tanto por pasta de castanha de caju, que nem sinto falta do amendoim!
Então vamos aos fatos:
O amendoim é motivo de preocupação especial, pois contém proteínas prejudiciais. Em primeiro lugar, é bom frisar que o amendoim não pertence à categoria das oleaginosas – botanicamente, é uma leguminosa. Todas as leguminosas contêm estruturas de proteínas que podem ser perigosas ao ser humano – um tipo de estrutura, em particular, tem o nome de lectina. Cruas, as lectinas são muito resistentes à digestão e tóxicas aos animais. Em outras leguminosas (como feijão-preto e feijão-mulatinho), essas lectinas são destruídas durante o processo de cozimento, tornando-as inócuas. Entretanto, as lectinas do amendoim são diferentes. São resistentes à digestão e não são destruídas pelo calor. Permanecem praticamente intactas até chegar ao intestino. Podem então tapear o revestimento intestinal e conseguir penetrar no corpo (imitando a estrutura de outras proteínas) e alcançar a corrente sanguínea. Uma vez dentro do corpo, as lectinas do amendoim podem induzir uma reação imune. (Lembre-se de que as proteínas estranhas não digeridas ficam totalmente deslocadas dentro do corpo.) A essa altura, você já sabe que qualquer ativação anormal do sistema imunológico poderia afetar sua saúde de forma negativa tanto a curto quanto a longo prazo. Essas perigosas proteínas violam o terceiro o e quarto Bons Padrões Alimentares (que é manter o intestino saudável e Favorecer a função imunológica e minimizar a inflamação.) – o que significa que o consumo de amendoim e manteiga de amendoim é proibido. (Desconfiamos de que a resiliência da lectina do amendoim seja parcialmente responsável pela incidência de alergias ao amendoim, que vem aumentando com rapidez.)
Aos amantes da pasta cremosa de amendoim: não entrem em pânico – temos um substituto. A manteiga de semente de girassol é tão semelhante à pasta de amendoim que você provavelmente nem vai notar a diferença; além disso, a semente de girassol não contém as mesmas proteínas nada saudáveis do amendoim. O melhor é consumir com parcimônia todas as manteigas e pastas de nozes e castanhas, – entretanto, como uma guloseima ocasional, a manteiga de semente de girassol passa no teste.
Se você sempre foi viciado na pasta de amendoim, vai amar a pasta de castanha de caju então não existe motivos para cortar os pulsos!
Lembre-se, são apenas 30 dias e o seu paladar vai mudar muito!!
Fonte:
Hartwig, Dallas. Tudo começa com a comida: Descubra os fundamentos do programa Whole30® e se surpreenda com as mudanças na sua vida . Sextante. Edição do Kindle.
Comments