O que seria a fase da Liberdade Alimentar?
- Samantha Ribeiro
- 30 de mai. de 2019
- 5 min de leitura

A tão falada liberdade alimentar e que raramente a pessoa que entra no reset do Whole30, sabe o que ela é. E ai faz o que, fica no reset por 2 ou 3 meses apenas para cair na compulsão após um tempo e perder todos os benefícios simplesmente por falta de informação.
O livre Food Freedom Forever, infelizmente ainda não tem a versão em português. Triste realidade pra quem não sabe inglês mas por isso que estou aqui! Fico triste em ver muitas pessoas nem sequer lendo sobre o programa, assumindo que está comendo certo. Ai fica na fase reset por muito tempo, pula a reintrodução e pior nem sabe o que é a liberdade alimentar.
Mas então vamos lá, tudo que vou escrever abaixo foi dito pela própria Melissa em um bate papo que ela teve algum tempo atras com algumas pessoas em uma academia.
Então para e pensa, o que é liberdade alimentar pra você? A comida ela não é apenas comida, e isso eu já disse no meu vídeo lá no youtube falando sobre o Whole30 (para assistir clique aqui). A comida ela é muito mais que isso, ela é recompensa, ela é punição, ela é conforto, é usada para aliviar ansiedade, tédio e até estresse. Então a comida ela é muito mais do que "comida". E todos nós fazemos associações referente a comida que comemos, do tipo "Legal, hoje comi tudo certinho" ou "Nossa, comi tudo errado hoje, bora ficar horas na academia queimando isso." Esse tipo de relacionamento com a comida é EXTREMAMENTE PREJUDICIAL. Então precisamos trabalhar muito nosso relacionamento com a comida pra termos resultados legais a longo prazo e não apenas curto prazo. Do que adianta fazer 30 dias regrado, 1 mês seguindo as regras e 11 meses completamente fora? E o programa, o Whole30, a fase da liberdade alimentar não é sempre negar, falar "NÃO" para determinado tipo de alimento. O intuito do programa não é você trabalhar arduamente sua força de vontade a ponto de sempre resistir aquela guloseima ou aquela comida especial. Não tem nada a vê com isso. É sobre te dar o tempo e espaço necessário pra você com muita calma, decidir por você mesmo, se isso vale ou não a pena. "Vale a pena pra mim? ou isso vai atrapalhar a minha digestão? minha compulsão? Será que quero mesmo essa comida/guloseima?" E ai você vai decidir, porque apenas você pode decidir isso e depois vai continuar sua vida, independente da sua escolha. Você tem o poder do sim ou do não, e precisa estar em paz com qualquer escolha que fizer.
Ai entra outro fator, que eles até falam "isso vai parecer pra vocês cansativo, mas prometemos que não é." Em cada mordida, você vai se perguntar, isso realmente vale a pena? Eu quero isso mesmo? Porque quando você for comer essa guloseima ou essa comida que considera especial, faça isso de uma forma consciente e deliberada. Não como ela no carro sem pensar, você precisa saborear cada mordida. A própria Melissa fala que ela namora com o pedaço de doce que ela ama e pra ela um doce apenas é o suficiente. E não vamos usar a palavra moderação aqui porque é um termo muito vago. O que é moderação? Pode significar algo pra uma pessoa e ter completamente outro significado pra outro. Então é preciso sempre fazer uma decisão consciente e deliberada, que seja correta pra VOCÊ naquela momento.
Ai entra outra quesito, muitas pessoas sentem que alguns tipos de alimentos a tiram do controle completamente. E ai vem a culpa, a vergonha, e da vontade de si punir e com isso vem o estresse e o estresse acaba promovendo mais compulsão e desejo alimentar. Então é um circulo sem fim! E a proposta da liberdade alimentar é te tirar desse circulo sem fim, fazendo um reset, e é isso que o Whole30 é, um reset dietético. É um reset completo da sua saúde, seus hábitos e o seu relacionamento com a comida. E olha só, não existe apenas uma forma de fazer o Whole30 e isso muito gente não sabe também. Existem diversas alternativas, pra você que é vegano, que quer trabalhar um vicio, que quer ter mais energia, que não quer tantas regras assim. Existem opções! Então qualquer um pode fazer o reset, mas o reset é necessário para você sair desse circulo sem fim. E no começo vai dar trabalho sim, mas depois fica algo rotineiro, você vai no automático. Vai ser algo natural pra você!
Então para e pensa novamente, você que já fez o seu reset. Me diga algo que te impede de viver sua liberdade alimentar agora? Com certeza a maioria é medo, ou falta de informação de como proceder apos seu reset.
Então a primeira coisa é, não podemos rotular alimentos como bons e ruins. São apenas desconhecidos pra você antes da fase da reintrodução. Tudo que você está fazendo, eliminando-os da sua alimentação por 30 dias e depois reintroduzindo os de volta separadamente é testando. Você está testando o que funciona pra VOCÊ! E o seu objetivo, na fase da liberdade alimentar é se sentir bem durante esse processo. Então como eu já disse acima, a própria Melissa ama os Peanut Butter Cups, que é um doce de amendoim, e ela come esse doce algumas vezes na semana, e ela se sente bem do mesmo jeito. Mas ela saboreia cada mordida, ela namora com aquele doce, ela demora pra comer apenas um. E isso é a escolha da liberdade alimentar dela. Certa ou errado? NÃO EXISTE certo ou errado. Existe a escolha de cada um. Então o medo não faz parte da liberdade alimentar, o medo não pode fazer parte da sua reintrodução. Não pode existir medo, pode ser que você erre com algumas escolhas algumas vezes, coma algo e de repente percebe que não vale a pena. Se isso acontecer na primeira mordida, é só parar de comer, se acontecer na segunda, terceira ou quarta mordida, você também pode parar de comer. E se isso acontecer no dia seguinte, você percebeu que seus níveis de energia estão baixos, aquele sono apos o almoço voltou, seu trato digestivo ficou todo atrapalhado ou sua pele cheia de espinhas, ai você aprendeu que aquele alimento, naquela quantidade não te fez bem, e você irá avaliar da próxima vez se ele vai valer a pena ou não. E existem sim pessoas que sentem esses efeitos no organismo e resolvem comer novamente porque elas gostam muito daquela comida, e isso não tem problema! O problema é apenas o medo, porque não existe um alimento bom ou ruim, você está testando e vendo se essa alimento vai funcionar pra você. A reintrodução ela é para o resto da vida, você fará testes com tudo, e irá aprender. E outra coisa importante, se não for a mais importante ainda: A LIBERDADE ALIMENTAR NÃO DEMANDA QUE VOCÊ COMA PERFEITAMENTE O TEMPO TODO! As regras do reset Whole30 são rígidas por um motivo, porque ela é designada pra ser um auto experimento especifico mas apos o reset, você vai decidir com que magnitude vai manter sua alimentação e ainda se sentir bem, se manter visualmente bem aos seus olhos. E lembre-se que pra você realmente se reeducar, existem as escorregadas. Esse é o processo.
Pra quem quiser maiores informações de como funciona nossos grupos BRWhole30, entre em contato. brwhole30@gmail.com
Temos um acompanhamento bem completo, bem informativo e todos nossos clientes ficam bem satisfeitos com tudo que aprendem!
Comments