top of page

O que não podemos comer por 30 dias

  • Foto do escritor: Samantha Ribeiro
    Samantha Ribeiro
  • 6 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Já sabemos o que é liberado, mas o que teremos que deixar de comer por 30 dias?

Primeira coisa, você precisa se dedicar 100% nesses 30 dias. Nada de uma escorregada ou outro. Lembre-se, força de vontade é tudo! VOCÊ É CAPAZ de fazer novas escolhas.

Vamos a lista:

- Não consuma nada de açúcar. Nada de xarope de bordo (maple syrup ou xarope de maple), mel, néctar de agave, açúcar de coco, sucralose, aspartame, sacarina, xilitol, estévia, etc. Leia os rótulos, pois a indústria alimentícia costuma acrescentar açúcar em produtos de maneira sorrateira e você pode não reconhecê-lo.

- ZERO álcool ( 30 dias apenas hein, calma!!) Zero mesmo, nem vinho e muito menos preparar comida com qualquer tipo de bebida alcoólica.

- Grãos e cereais fora! A categoria inclui: trigo, centeio, cevada, milho, arroz, painço, trigo para quibe, sorgo, grãos germinados e todos os pseudocereais sem glúten, como amaranto, trigo-sarraceno e quinoa. Inclui também todas as formas sob as quais adicionamos trigo, milho e arroz à comida, como farelo, germe, amido, etc. Mais uma vez, leia os rótulos. Ah pipoca fora também por 30 dias, confesso que senti mais falta da pipoca do que o doce!

- Nada de leguminosas. Isso inclui feijões de todos os tipos (preto, vermelho, fradinho, branco, mulatinho, fava, etc.), ervilha, grão-de-bico, lentilha e amendoim. E também vale para todas as formas de soja – molho de soja, missô, tofu, tempeh, edamame e todos os outros derivados que adicionamos aos alimentos (como óleo de soja ou lecitina de soja). A única exceção é a vagem (ervilha-torta) Por incrivel que pareça eu fui em rodizio de comida japonesa e não comi o shoyo, pedi limão para temperar e as opções sem arroz e os molhos, foi tranquilo. Lembrando gente 30 dias apenas!

- Laticínios. Aqui, incluem-se leite de vaca, cabra e ovelha e seus derivados, como creme, queijo, quefir, iogurte e creme de leite. As únicas exceções são manteiga clarificada ou ghee.

- CARRAGENA, GLUTAMATO MONOSSÓDICO OU SULFITOS ADICIONADOS. Se esses ingredientes estiverem presentes na lista de ingredientes de bebidas ou alimentos industrializados, estão proibidos durante o programa Whole30. Eu sou do tipo que olho o rotulo, se tiver qualquer tipo de conservante eu devolvo para a prateleira!

- NÃO FAÇA VERSÕES DE PRODUTOS DE CONFEITARIA, DOCES OU JUNK FOOD COM INGREDIENTES APROVADOS. Nada de panquecas de banana com ovos, muffins de farinha de amêndoa, pão sem glúten ou sorvete de leite de coco. Seus desejos e • • • • • hábitos alimentares não vão mudar se você continuar comendo esses alimentos, ainda que sejam preparados com ingredientes aprovados no programa Whole30. (essa regra eu confesso que dei uma pulada, MAS BEM DE LEVE. Teve umas 3 ocasiões durante os 30 dias que fiz a banana com ovos no café da manhã e uma vez o bolinho de microondas com ovo, cacau 100% e banana, mas acredito que isso não atrapalhou em nada a mudança do meu paladar. Como já disse, eu me desapeguei total do doce. Fiz também sorvete de banana, porque o calor estava infernal e foi uma delicia pra refrescar, porem eles não incentivam a fazer essas coisas. O que fiz que ajudou também foi congelar uvas e comer elas congeladas. Fica bem refrescante!)


Algumas exceções a regra:

- MANTEIGA CLARIFICADA OU GHEE. A manteiga clarificada (página 189) ou ghee é a única fonte de laticínio permitida durante o programa Whole30. O consumo de manteiga comum não é permitido, pois as proteínas do leite que ela contém poderiam impactar os resultados do programa. (Eu fiquei sem durante os 30 dias e ainda não comprei ou consumi as normais. Não sinto falta)


- SUCO DE FRUTAS COMO ADOÇANTE. Produtos ou receitas que incluem suco de laranja, maçã ou outras frutas para adoçar são permitidos no programa, embora a diretriz geral seja não exagerar. ( O que utilizei para adoçar foi a tâmara, é uma delicia)


- VAGEM, ERVILHA-TORTA. Embora sejam tecnicamente leguminosas, na realidade estão muito mais para vagem do que para feijão e a parte verde que recobre as sementes geralmente é benéfica à saúde.


- VINAGRE. As diversas formas de vinagre, entre elas vinagre de álcool, balsâmico, de maçã, de vinho tinto, de vinho branco e de arroz podem ser consumidas durante o programa Whole30. As únicas exceções são os vinagres com sabor, que contêm adição de açúcar, ou o vinagre de malte, que se acredita conter glúten. (LEIAM OS RÓTULOS)


Parece ser difícil mas juro que não é! EU mesmo já terminei os 30 dias e continuo filtrando muito coisa simplesmente porque não tenho mais vontade de comer! Lembrando pessoal, são 30 dias, apos teremos a reintrodução dos alimentos. Vou explicar um pouco sobre essa reintrodução em breve!

Vamos juntos para uma vida mais saudável!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Whole30 e seu sistema imunológico

Em uma época tão delicada, onde um vírus circula silenciosamente, precisamos redobrar os cuidados com muitas coisas em nossa rotina e...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

©2019 by BR Whole 30. Proudly created with Wix.com

bottom of page