Grãos e Cerais sem glúten, porque ficam fora?
- Samantha Ribeiro
- 25 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

Um assunto que gera muitas controversas é esse, porque não podemos comer cereais ou leguminosas durante a fase reset do Whole30?
E hoje vou falar especificamente dos cereais sem glúten, sejam eles refinados ou integrais.
Lembra dos quatro bons padrões alimentares?
Que os alimentos que devemos consumir deve promover uma:
1. resposta psicológica saudável;
2. resposta hormonal saudável;
3. manter o intestino saudável;
4. favorecer a função imunológica e minimizar a inflamação.
Pois então dependendo do que fazemos com esses cereais e de como os consumimos, eles podem violar o primeiro e o segundo Bons Padrões Alimentares!
Então vamos a "anatomia" de uma semente de cereal. Temos o farelo que é a camada externa, o germe, que é a parte da semente que cresce e o endosperma que é basicamente amido e alguma proteína que fornece combustível para o crescimento da semente.
Ai existe o processo para os cereais refinados que removem o farelo e o germe e ai adeus as fibras, vitaminas e os minerais. Ficamos apenas com o endosperma e quase todas as suas calorias. São altamente processados, então não contem proteínas completas, o que não gera saciação e micronutrientes. São JUNK FOOD. Encontramos eles em pão branco, aveia instantânea, petiscos e sobremesas. Até ai, sem surpresas né! A maioria já sabia disso. Então vamos falar dos integrais: Primeira coisa, obvio que o marketing dos grandes produtores de cerais nos levam a crer que os cereais são alimentos altamente nutritivos e que é importante o consumo para obter vitaminas, minerais e fibras que SÓ podem ser obtidos por meio deles. E isso não é verdade.
Os cereais não são ricos em nutrientes quando COMPARADOS a hortaliças e frutas.
Uma alimentação baseada em cereais integrais contem mais do que o triplo de açúcar e sódio do que se comparado a uma alimentação a base de frutas e hortaliças.
Então, não há uma unica substancia benéfica à saúde nos cerais que não possam ser obtida também de frutas e hortaliças,
Uma comparação rápida: 2 fatias de pão integral contem 3,4 g de fibras, 1/2 batata doce cozida sem a casca contem 3,9 gramas de fibras. Então sem desculpas de que ficaremos sem as fibras.
Outra coisa, consumir um nutriente não é o mesmo que poder usar aquele nutriente. Então vamos a mais um fato: Sabe o que são ácido fítico ou fitato? É um composto que contêm nos cereais integrais, geralmente no farelo. Mas ele é um "antinutrientes" porque eles aprisionam todos os nutrientes daquele alimento e nosso corpo não consegue absorver. Então pelo fato do nosso organismo não conseguir absorver, é como se eles não existissem. Bom essas são as informações, vamos levar em consideração que são os cereais ou os grãos sem glúten. Pois na nossa reintrodução, temos o dia dos grãos sem glúten e o dia do glúten. Então hoje ficamos por aqui apenas falando sobre o porque os grão sem glúten ficam fora no reset whole30.
Agora a duvida é, mas como vou saber se esses grãos sem glúten me fazem mau? E você vai obter a resposta na sua reintrodução. Você vai avaliar como seu corpo reage primeiro sem os cereais sem glúten e depois na reintrodução irá tomar uma decisão bem fundamentada sobre a frequência com que vai ingeri-los, se optar por ingeri-los
Eu observei que na minha reintrodução dos grãos sem glúten, não tive praticamente nada de reação. Então optei por reintroduzir de vez em quando o milho, a pipoca. Isso que é tão maravilhoso do programa e da sua fase da liberdade alimentar. Você fazer suas próprias escolhas, baseado no que te faz bem ou não.
Comments