Glutamato Monossódico
- Samantha Ribeiro
- 6 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

O vilão que mora na sua despensa e geladeira e você inclusive da para seus filhos!
São três os conservantes extremamente proibidos durante o Whole30, carragena, sulfitos e o glutamato monossódico. Hoje vamos falar um pouco sobre esse vilão que independente de você estar no Whole30 ou não, você deveria eliminar ele de vez da sua vida e da vida da sua família!
Tanta gente com medo do sal, que acabam esquecendo por completo desse realçador de sabor conhecido como glutamato monossódico. E sim, todo alimento que possui o glutamato monossódico é uma delicia, porque o papel dele é justamente esse. Ele é o responsável pelo sabor agradável que permanece na sua boca! Ele estimula a salivação e permite que nosso paladar se abra para uma melhor percepção de outros sabores, eis o motivo de ser conhecido como realçador de sabor. e foi ai que surgiu o sabor UMAMI, 5º sabor básico do nosso paladar e que na realidade nem deveria existir.
Vamos aos perigos desse vilão, ele tem efeitos neurotóxicos e também está associado à obesidade, pois promove resistência a leptina. Para você ter ideia, o glutamato monossódico é usado para induzir a obesidade em ratos de laboratório. É só jogar no Google, estudos com glutamato monossódico que você vai encontrar vários! Então acredito que é algo que você e sua família podem viver sem né?
Mas onde encontramos esse realçados de sabor? Em muita coisa que você nem imagina! Vamos a uma breve lista: comidas prontas "diet", (não da nem para acreditar né), ketchup, miojo, sopa em pó, enlatados, temperos prontos, sazon, salgadinhos industrializados como batata chips, amendoim temperado, a lista é bem extensa. Então é muito importante você criar o habito de ler o rotulo, se tiver algo estranho escrito nos ingredientes, pesquise antes! Não coma sem saber, sua saúde agradece e a saúde da sua família também!
留言