Frutas
- Samantha Ribeiro
- 18 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Pais tropical igual o Brasil é difícil ficar sem comer frutas né! E no Whole30 existem algumas regras para as frutas, então vamos conferir algumas dessas regras:
Não existe problemas em comeu frutas frescas, a preocupação em comer muitas frutas não é do açúcar e carbo que contem na fruta, mas como e porque você está comendo. Não é indicado comer frutas para satisfazer sua vontade de doce, não irá te ajudar a mudar seu relacionamento com sobremesa e seus hábitos com o açúcar. Você precisa se sentir em controle quando estiver comendo qualquer comida que seja!
Mas existem comidas que é mais fácil você comer em excesso, fruta congelada (tipo uvas), nuts, as barrinhas que eu sempre posto que é com nuts e tâmara, bananinha, tâmaras. Então esse tipo de comida, deve ser consumidas com cautela, ainda mais nas primeiras semanas do programa.
Então você precisa fazer suas escolhes conscientes e deliberadas na hora de comer as frutas. Por isso que nas primeiras semanas você precisa se perguntar, "estou comendo essa fruta para satisfazer minha vontade de comer doce?" Se a resposta for sim, então vai beber água e tchau vontade!
O que eu fazia nas minhas primeiras semanas de reset foi o seguinte, colocava a fruta junto com a comida, então comia e como até hoje a banana na primeira refeição com seja lá o que eu estiver comendo, as vezes é ovo, as vezes hambúrguer, couve, batata, etc. No almoço eu colocava no prato de comida, comia junto com a salada ou com a própria comida mesmo, porque eu sabia que se fosse pra comer apos, eu escolheria algo bem docinho.
Tem também as questões dos lanches ou no caso do Whole30, das mini refeições. Foi muito difícil no começo não comer uma frutinha entre uma refeição e outra. Afinal, naquela época comia a cada 3 horas. O que eu fiz foi deixar elas de lado nessas mini refeições e coloquei outros alimentos, apenas para mostrar pra mim mesmo que eu tinha esse controle. E hoje o meu paladar está completamente mudado! Comer a fruta sozinha também não gera saciedade por muito tempo, por isso é importante comer uma fonte de gordura boa junto ou até mesmo uma fonte de proteína, gordura boa e a fruta.
Vamos agora para algumas dicas da criadora do Programa Melissa Hartwig:
"Você não precisa parar de comer frutas, apenas redefinir seu relacionamento com coisas mais doces. Tenho 3 recomendações:
1° Faça uma regra de que a fruta NUNCA deve ser consumida sozinha.
Coloque as frutas como parte da suas refeições principais, nunca coma sozinha como uma sobremesa ou lanche. Comer a fruta sozinha não gera saciedade por muito tempo e pode ser que você coma em excesso. Coloque frutas no seu ovo de manhã, coloque manga na sua salada no almoço e banana da terra com sua carne na janta, mas sempre faça da fruta uma parte da sua refeição completa, nunca a estrela do prato.
2° Identifique uma quantidade que você sabe que é o ideal para cada refeição e que não vai te deixar fisicamente e emocionalmente se sentindo mau.
Se existem frutas ou qualquer tipo de comida que você tende a comer em excesso mais que os outros (uva, melancia, morango), estipule a quantidade certa para você, e inclua na sua refeição e não repita apenas com frutas se ainda estiver com "fome". (Se realmente estiver com fome, você irá pegar mais de tudo. Se não quiser mais ovos/frango, mas quer mais uvas, você está apenas com vontade de comer!)
3° Pratique comer com consciência as frutas ou outros alimentos adocicados.
Pode ser que você simplesmente esteja com vontade de comer uma tigela de frutas com coco ralado ou está no mercadão e gostaria apenas de experimentar algumas frutas e é exatamente por isso que recomendamos que você coma com consciência. Nessas situações, se pergunte, "Estou comendo essa fruta para satisfazer minha vontade de doce ou para amenizar algum problema emocional?" Caso seja necessário, crie a regra de dois minutos próximo de frutas. Faça a tigela de frutas sem o coco ralado, e então espere alguns minutos antes de preparar, isso te da tempo e espaço que precisa para determinar se você está comendo pelos motivos corretos (É delicioso, estou com fome mesmo, estou fazendo uma escolha consciente para comer algo delicioso) ou pelos motivos errados (Estou ansioso, estressado, e meu dragão do açúcar está cuspindo fogo).
Então vamos fazer escolhas conscientes e deliberadas.
Fonte:
Comments